Prevenção com Diversão

Fortalecimento e cuidado com a saúde mental de crianças e adolescentes!

Prevenção com Diversão é uma iniciativa do Projeto Social Kickclube, focada no fortalecimento socioemocional de crianças e adolescentes em uma ação que se tornou urgente após a pandemia da covid-19.

Alguns dados:

Em agosto de 2021, a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) alertou que o continente vivencia uma “crise de saúde mental”, com 60% da população sofrendo de ansiedade ou depressão em decorrência das medidas de isolamento social e dos impactos socioeconômicos da pandemia.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o suicídio foi a segunda maior causa de morte de adolescentes e jovens de 15 a 29 anos no mundo em 2016, e a terceira maior na faixa de 15 a 19 anos.

No Brasil, o Ministério da Saúde apontou um aumento de 10% na taxa de mortalidade por suicídio no Brasil entre adolescentes de 15 a 19 anos entre 2011 e 2017. E cresceu 24% nas capitais e grandes cidades entre 2006 e 2015 nessa mesma faixa etária, de acordo com pesquisadores da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

Um estudo recente do Conselho Nacional da Juventude (Conjuve) com jovens de 15 a 29 anos indicou que a pandemia afetou sua saúde física e emocional, a qualidade do sono, a gestão dos recursos financeiros e das relações familiares, além de impactar suas perspectivas educacionais.

Enquetes do U-Report Brasil, programa de interação do UNICEF com jovens e adolescentes via redes sociais, apontam que 72% sentiram necessidade de pedir ajuda em relação à sua saúde mental durante a pandemia, e que 41% não conseguiram pedir ajuda para ninguém.

O projeto tem como estratégia principal fortalecer a saúde mental e mitigar o sofrimento emocional desse público principalmente após a pandemia, a partir da construção de redes de apoio, da educação entre “pares” – de adolescentes para adolescentes.

O programa tem sua duração de 6 meses, onde são abordados diversos temas que estão no dia-a-dia das crianças e adolescentes, como drogas, alcoolismo, tabagismo e dentre outros, o desenvolvimento de prevenção é realizado em conjunto com o apoio a saúde mental, possibilitando assim um crescimento mais fortificado do emocional de cada um deles.

Para participar a criança e/ou adolescente precisa realizar o cadastro no programa pelo link abaixo.

ODS ONU

Para conhecer o edital e realizar a sua inscrição, clique no link abaixo.