De rodas de conversas a noite de pizzas!

Com foco na promoção da saúde e prevenção de doenças e agravos o Projeto Social Kickclube realiza em seus núcleos as rodas de conversa com diversas atividades, tais como dinâmicas de grupos, noite de filmes e comidas! 

A intenção é estreitar o laço das relações entre as crianças e adolescentes buscando levar informações e orientações para prevenção de problemas sociais, depressão, bullying e dentre outros. 

Como posso participar?

Para participar precisa cumprir os critérios básicos e preencher o formulário de inscrição, apresentar ele assinado pelo seu responsável e pela coordenação da sua escola.

onde encontro um núcleo?

Para saber onde há um núcleo do Projeto, basta olhar o mapa abaixo com a relação dos municípios, caso a sua região/escola não possua um núcleo você poderá solicitar por meio da coordenação da sua escola.

Critérios para participar!
  1. Ter entre 12 à 18 anos;
  2. Estar matriculado e frequentando a escola;
  3. Não fumar;
  4. Não usar drogas;
  5. Não ingerir bebidas alcoólicas.

A adolescência é uma fase do desenvolvimento que compreende as mudanças biopsicossocioculturais do indivíduo. Segundo Oliveira e Ressel (2010), é nesse momento que o indivíduo adolescente busca sua identidade, quer descobrir-se, conhecer-se e conhecer o outro, identificar-se com grupo de pares, tende a uma separação progressiva dos pais e, geralmente, as relações familiares tornam-se conflituosas.

Esse período entre a infância e a vida adulta é caracterizado pelas mudanças físicas, mentais, emocionais, sexuais e sociais, além dos esforços do adolescente para alcançar os objetivos relacionados às expectativas culturais da sociedade. As fases da adolescência e da puberdade podem ocorrer paralelamente, ou uma começar antes da outra e vice-versa. A puberdade é um fenômeno biológico que se inicia com as mudanças corporais e termina quando se consolida o crescimento com a fusão total das epífises ósseas e completa maturação sexual.

A adolescência é o desenvolvimento da identidade e personalidade do indivíduo, assim como o alcance progressivo da independência psicossocial, por meio da integração em seu grupo social. É importante destacar que ocorre uma enorme variabilidade no tempo de início, duração e progressão do desenvolvimento puberal de pessoa para pessoa, com marcantes diferenças entre os sexos, grupos étnicos e sociais, estado nutricional, fatores familiares, ambientais e contextuais.

A educação em saúde, neste período, é uma ação primordial, e tem por objetivo capacitar o adolescente e/ou grupos de adolescentes para assumirem, ou ajudarem, na melhoria das suas condições de saúde, promovendo, prevenindo e diminuindo os danos à saúde desse grupo.

Nesta perspectiva, os grupos tornam-se instrumentos valiosos para o alcance destes objetivos. Por definição, “o grupo é uma unidade de duas ou mais pessoas empenhadas em recíproca interação psicológica, onde os membros podem estar no mesmo ambiente ou distantes fisicamente, mas interagindo através de algum meio de comunicação”.

Objetivo

Métodos

Promover atividades de promoção à saúde e prevenção de doenças e agravos em grupo de adolescentes e crianças entre 12 à 18 anos, em núcleos escolares onde possua qualquer tipo de vulnerabilidade social.

São realizados momentos de atividades grupais através de dinâmicas lúdico-pedagógicas, que proporcionam aos participantes desse processo educativo a construção do conhecimento baseado no processo reflexão-ação-reflexão, utilizando-se da problematização.

Onde estamos?

Estamos presentes hoje em 2 Estados da Região Sul do Brasil.

Santa Catarina:

Blumenau e Joinville.

Rio Grande do Sul:

Giruá e Santa Rosa.

Faça sua inscrição aqui